segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SARESP

Senhores Pais e Alunos
Nos dias 29 e 30 de Novembro,será realizado em todas as escolas Estaduais e Municipais o SARESP, para os 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Informamos que é muito importante que o aluno não falte nestes dias.
Obrigada
Coordenação Pedagógica



domingo, 27 de novembro de 2011

♥Reciclagem e Trabalhos com argila♥

Trabalhos feitos com papel machê (aula de ciências ) professora Elaine 7º e 8º anos.




Trabalhos com argila- 6º ano A

♥PROJETO MAIS EDUCAÇÃO♥

No dia 24 de Novembro na Biblioteca Municipal “Martinico Prado” foi comemorado o Dia Nacional de Ação de Graças. Para abrilhantar a noite foi apresentado os  Corais da oficina de coral  das EMEFs:  Prof Joel Job Fachini e  EMEF Antonia Marques Dahmen, do Projeto Mais Educação. 
As músicas foram escolhidas pela oficineira Débora Black. Foi uma noite iluminada, tanto pela vozes  como pelos lindos rostinhos dos alunos que emocionaram a todos cantando Happy Day. 
Durante a comemoração, houve exposição e leilão de guirlandas que foram confeccionadas por integrantes de entidades assistenciais do município - 21 colaboradores também doaram guirlandas. Promovido pela AC Eventos, com apoio do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) além da presença do papai noel, seu trenó e duendes. Mais de 800 pessoas prestigiaram o evento de Ação de Graças.
Parabéns a todos que participaram.

Grandes artistas






♥Feliz Natal !!♥


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

♥PROJETO AFRICANIDADES♥



O 6º ano B desenvolveu atividades lindas duante o projeto.
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Formas Geométricas(Filme KIRIKU E A FEITICEIRA)


O aluno Virgilio Olimpio utilizou materiais recicláveis para fazer a maquete.  Ele usou garrafas pet, tinta ecológica, caixa de fósforo usados. Motivo pela escolha dos materiais." Proteger o meio Ambiente"


                                                              ♥Mais idéias♥            



                                                    












♥ EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS















♥Baobá♥

Baobá, Um Monumento da Natureza


Escrito por Luis Bacher

O Baobá é com certeza uma das mais notáveis árvores de todo o mundo.

Pertence ao gênero botânico Adansonia em homenagem ao botânico e explorador francês  Michel Adanson ( 1727-1806 ) quem  primeiro descreveu  o Baobá em plantas localizadas no Senegal.  Em altura pode atingir de cinco a 25 metros e o diâmetro do caule chega a 11 metros onde ele armazena água em grande quantidade, pois é planta típica de terrenos áridos.
Sua folhagem é caduca e chega ficar totalmente desfolhado durante o inverno.

O gênero Baobá reúne oito espécies sendo seis nativas da ilha de Madagascar, uma é do continente africano e outra da Austrália. Pertence à família das malváceas. A espécie da qual produzimos mudas é  a  Adansônia digitata que é encontrado em estado nativo na África central,  sul do Saara até o norte da região do Transvaal na África do Sul.
Essa árvore foi imortalizada pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry em seu livro “O Pequeno Príncipe” publicado em 1943 e recebe vários nomes populares sendo conhecido como Imbondeiro, Árvore-dos-Mil-Anos e Árvore-da-Vida dentre outros.
No Brasil existem vários plantas cultivadas algumas já com tamanho considerável, as mais conhecidas estão localizadas em Natal e Recife. No Rio de Janeiro também existem alguns exemplares. Pelo estado de São Paulo são encontradas diversos Baobás cultivados,  na nossa empresa á árvore mais velha foi plantada na Fazenda Morro Alto no município de Dois Córregos.
Sem dúvida nenhuma essa árvore é um verdadeiro monumento da natureza que vale a pena ser cultivado.

Luz: Pleno sol
Solos: Preferencialmente o mais áridos, porém desenvolve-se também em solos areno-argilosos e argilosos desde que bem drenados.

Origem: A espécie que trabalhamos é a Adansonia digitata que é originária da África Central, sul do Saara até o norte da região do Transvaal na África do Sul.
Se quiser maiores informações basta acessar este site:

sábado, 19 de novembro de 2011

♥TRABALHO COM FORMAS GEOMÉTICAS♥



PROJETO AFRICANIDADES

PROF: PAMELA
DISCIPLINA : MATEMÁTICA E CIÊNCIA
CLASSES: 6º A e B




Durante os meses de outubro e novembro os professores da EMEF Prof Joel Job Fachini, realizaram o projeto Africanidades (Consciência Negra)cujo o dia comemoramos no dia 20 de Novembro.

Várias atividades foram desenvolvidas com essa temática, nos 6º anos A ,B e C, foi escolhido o  filme  Kiriku e a Feiticeira e cada professor incentivou os alunos a buscarem diferentes formas de desenvolver as atividades.

Nos 6º ano A e B, a professora Pamela(matemática) escolheu o conteúdo formas geométricas e cada grupo de alunos escolheu uma forma diferente para representar os personagens principais do filme.
Vejam alguns exemplos.
 Casa e a árvore símbolo da África Baobá

Baobá


Os alunos Jéssica, Bianca, Greice, Aline, Tamara , Stephane e Lucas E.´
Maquete; Kiriku e a Feiticeira, usando tinta natural: amarelo- açafrão e colorau ; marron-café e terra.
Outro exemplo de pintura natural













terça-feira, 15 de novembro de 2011

♥Dicas de livros e vídeos♥

Sugestões

A história apresenta uma menina negra, bonita e um coelho branco que sonha em ter a sua negritude.
Quem quiser conferir no site* da autora verá que a história surgiu para a filha dela que era muito branquinha, mas que ao produzir o livro utilizando uma situação que acontecia em casa, a autora optou por colocar a personagem negra assemelhando-a mais à realidade da população brasileira.



Dificilmente alguém ouve o som de um berimbau acompanhado de atabaque e e consegue resistir não parando para dar uma olhada na roda de capoeira. O passo apressado pode perder a pressa ou, pelo menos, diminuir o ritmo só para ver o jogo de corpo e o movimento e/ou ouvir a batida, o ritmo e os versos dos capoeiras.
Neste livro, encontramos versos de cantigas antigas criadas e cantadas em rodas de capoeira. As ilustrações procuram mostrar o movimento e o humor presentes nas cantigas e também a diversidade que podemos encontrar nas rodas de capoeira.
Ao final do livro, temos um texto que procura contar um pouco da história da capoeira que é um símbolo de luta e resistência da população negra.
O livro conta a história de uma ovelha que não gostava de ser negra. Queria ser igual às outras que eram brancas e com isso, sofria. Vivia triste. Embora não fosse desprezada pelas demais, sentia-se mal por se sentir e ser vista como diferente. A ovelha passa por um processo de conscientização e descobre que pode e deve ser feliz sendo uma ovelha negra. Ela passa a gostar de si mesma ao perceber que não precisa ser igual às outras para ser feliz.
Ruth Rocha consegue abordar com maestria o tema escravidão sem necessariamente permanecer focada na visão eurocêntrica da história. O garoto Matias e seu amigo Ioio partem em uma aventura até chegarem a um quilombo, onde a surpresa acontece. Uma aula de história e sensibilidade!
Esta história acontece em um país africano chamado Chade. Lá há épocas de seca e outras de chuva e fertilidade. Tomás nos mostra seu dia a dia, seus brinquedos artesanais, a importância da chuva para seu povo e principalmente, sua cultura e a valorização do fruto que vem da terra. Conhece alguma realidade semelhante ?
Pura poesia... Ideal para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Esta história como o próprio nome diz, fala de um menino marrom e de um menino cor de rosa, que são grandes amigos e juntos vão descobrindo e aprendendo sobre a vida. Aborda em alguns pontos a questão do preconceito e incentiva a valorização da diversidade humana.
Ideal para ser contado na Educação Infantil (em capítulos ou trechos) e no Ensino Fundamental, certamente irá fomentar instigantes discussões e levantamentos de hipóteses durantes as rodas de conversa.






As tranças de Bintou -Sylvanie Diouf – (Cosac Naify)
Bintou é uma garotinha que vive em um vilarejo africano, seu grande sonho é poder ter lindas tranças nos cabelos assim como sua irmã mais velha, a quem acha linda e admira muito. Como ainda é criança a protagonista tem que se contentar com alguns birotes na cabeça; certo dia no entanto, Bintou realiza uma façanha salvando alguns meninos de se afogarem e com isso recebe um prêmio. Serão as lindas tranças?
Vale ressaltar a qualidade do texto e da ilustração desta obra. Também é possível através dela perceber algumas características comuns ao continente africano: vestimentas, arte, cultura, valorização dos idosos como fonte de saber e informação, entre outros detalhes.
Ana e Ana – Célia Cristina & FE ed. DCL
Gêmeas idênticas são pessoas iguais? Ana Beatriz e Ana Carolina demonstram que isso não é verdade. Cada uma tem um jeito de ser, gostam de coisas diferentes e quando crescem seguem profissões distintas. Somos iguais, mas ao mesmo tempo diferentes... Este bem que poderia ser o lema desta obra, e de toda humanidade....



Meus Contos Africanos- Nelson Mandela (Org.), Martins Fontes
Diversos contos orais africanos selecionados por Nelson Mandela formam esta obra. Com diversos contos independentes e mais de 150 páginas, este livro poderá fazer parte das rodas de leitura de sua turma durante o ano inteiro. Lançado no ano passado no Brasil este livro traz contos riquíssimos herdados dos povos san e khoi; contos que são tão antigos quanto a própria África. Vale a pena conferir!




♣Sugestão de vídeo♣


O menininho do lado é Kirikou, um curioso, em outro filme esteve às voltas com uma feiticeira, agora vai escutar histórias sobre animais selvagens.