terça-feira, 27 de março de 2012

Semana da Água

22 DE MARÇO- DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O tema deixou de ser apenas um conteúdo de ciências e passou a ser uma necessidade urgente e obrigatória de conscientização e preservação para que o planeta Terra continue a nos oferecer aquilo que ela tem de mais precioso: a água.
O lema é: “Utilizar com sustentabilidade”.

A atividade desenvolvida com o 5º ano A foi a confecção de um álbum seriado sobre a água.
Para isso utilizaram como base todos os aprendizados adquiridos durante as aulas anteriores e o livro “TCHIBUM NO MUNDO”  de Simone Fonseca por Natura Naturé.
Os alunos realizaram a ilustração do álbum em dupla.Cada dupla recebeu uma estrofe do texto onde abusaram de sua criatividade e realizaram um excelente trabalho.Como conclusão, a classe foi dividida em três grupos, os quais fizeram a leitura e exposição do livro no flipcharp para os demais 5ºs anos.













Profª MárciaBressan- 5º ano A

domingo, 25 de março de 2012

Desfile

Hoje 25 de março as 8h  na Praça Barão, foi realizado  o desfile comemorativos aos 150 anos de nossa encantadora cidade de Araras. A EMEF PROF JOEL JOB FACHINI, levou para esse desfile 100 alunos e 20 professores. Levamos pra praça faixa com a frase "Pra existir história, tem que existir verdade", um banner com  a linha do tempo desde o inicio da cidade ,passando por várias décadas até os dias atuais.
Além da fanfarra, com o mestre Marabá e os ex-alunos Gabriel e Leonardo.
Os alunos estavam lindos e felizes. Os professores essa semana trabalharam duro, enfrentaram uma maratona de ensaios e arrumações , mais valeu a pena , ficou lindo. Quero aqui deixar meu agradecimento a todos os da equipe docente do Joel. Parabéns alunos vocês estavam maravilhosos.
Maria Rosa
Coordenadora Pedagógica Fundamental II



















domingo, 11 de março de 2012

Visita ao Asilo

Como sabemos a escola é um espaço privilegiado de construção de saberes, sendo que nossa Proposta Política Pedagógica se baseia nos pressupostos pedagógicos: Aprender a aprender, aprender a fazer,aprender a ser, aprender a conviver.  Atualmente o aluno não é mais visto como um mero receptor de informações, a escola tem por finalidade fazer com que ele aprenda tanto os conteúdos programáticos que estão solicitados no currículo, mas com a preocupação de torná-lo um ser comprometido com a formação de valores e com características morais bem desenvolvidas.  Com esta visão procuramos oportunizar aos alunos esta  vivência,levando-os a crescer como indivíduos sociais, humanos e fraternos.
Temos orgulho de estarmos formando não apenas cidadãos capazes de enfrentar futuramente o competitivo mercado de trabalho, mas seres humanos que reconhecem o valor da vida em coletividade e que encontram prazer nas ações em prol dos menos favorecidos.
Foi no dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) que os alunos do 8º ano B da EMEF PROF JOEL JOB FACHINI, as professoras Sandra Vertu (EA) Michelle (português)  visitaram  o Asilo Nossa Senhora do Patrocínio. 
A visita foi emocionante, pois conheceram um pouco da história de vida de alguns idosos,a interação entre os alunos e os idosos foi espetacular, fizeram a entrega   de mimos para as senhorinhas (lembrança do dia Internacional da Mulher sabonetes)  entregaram  cartões e também foi feito um momento de descontração com os mesmos, através de um louvor com diversos gêneros musicais sendo acompanhado por violão pelo Professor da Oficina de Violão e Canto Marcos Pedroso. Houve também a participação de uma das senhoras que cantou várias músicas para os alunos. 
Todos se emocionaram muito e saíram diferentes mais sensibilizados da importância de preocuparmos com o outro.
"Como é bom fazermos o bem pra pessoas" (palavras da aluna Carolina Leite 8ºano B, após a visita ao Asilo)
Os alunos voltaram pra escola felizes e com gostinho de quero mais.


O amor é a chave. Fraternidade é a porta.


Um Poema para reflexão...


A força da solidariedade
 “Sou sentimento moral de força
De vínculo, sou relação de responsabilidade
Sou compromisso mútuo que une, agrega
Sou doação, sou integração.
Sou a dependência vestida de reciprocidade
Sou o laço forte que vincula a amorosidade
Sou compromisso devotado com o próximo
Sou a grandeza da generosidade
Sou bandeira de luta em razão da necessidade
Sou conforto, sou alento
Sou o mais requintado fino sentimento
Não consigo penetrar a frieza, o egoísmo, o calculismo
Mas no mundo sou a virtude, em maioria personificada
Sou a prática do bem, bens espirituais, matérias, e temporais
Sou a melhor condição social
Minha maior importância…
Sem dúvidas, força de amor fraternal, ser à dependência da paz mundial.”
Lufague

Fotos da visita


 Prof Michelle e as alunas Diene e Kelyta



Prof Sandra na entrada do Asilo 


 Larissa leu o cartão pra todas as senhorinhas do Asilo gesto de carinho 

Bruno