domingo, 27 de maio de 2012

Projeto meio Ambiente

Jogos matemáticos
7º ano B- Turma manhã -
 profª Renata









FOTOS DO PROJETO MEIO AMBIENTE

BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
























Projeto Interdisciplinar Ajudando o Meio Ambiente

  Reciclar é bom,
  Reutilizar é melhor e
  Reduzir é melhor ainda.”

EMEF Prof. Joel Job Fachini
Período: Abril, maio e Junho de 2012
Público alvo: alunos dos 6º s aos 9ºs anos
Professores responsáveis: Alexandre Freitas, Antonia Piva F. da Silva,Carlos Souza, Débora Hernandes, Elaine Stenzel, Eliana Cúrtulo, Lilia Thomaz, Sandra Vertu,Renata Cavalheiro, Rita de Cássia Cressoni, Rozeni Silva, Sandra Vertu,Sueleni M.S.Pedro.
Apresentação
As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem, dos recursos naturais disponíveis.
Neste projeto abordaremos a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos vivenciem isso em seu cotidiano.Para tanto utilizaremos uma metodologia interdisciplinar voltada a atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto.

Introdução
“É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como composto orgânico ou reciclada e o problema da produção de materiais não degradáveis.” (PCN’s, 2001)

Justificativa
Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da Terra são patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens.
            O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno,  relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar dos alunos. (PCN’s, 2001).

Objetivo geral
            Sensibilizar os alunos para serem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.

Objetivos específicos
·         Refletir criticamente sobre o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania;
·         Utilizar a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem;
·         Utilizar a leitura como meio de transformação;
·         Utilizar a arte como elemento sensibilizador;
·         Estabelecer a diferença entre separar, reciclar e reutilizar.
·         Reconhecer a importância de materiais recicláveis.

Metodologia
Trabalharemos com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude.
A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e procedimentos utilizados para envolver completamente o aluno, ou seja, abarcar tanto o seu lado racional como o emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.
           
            Português
·         Leituras diferenciadas: textos, notícias, poemas, letras de músicas como: “Chovendo na roseira” (Tom Jobim) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes);
·         Leitura coletiva do livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco;
·         Leitura do poema “Paraíso” de José Paulo Paes. Dividir a classe em quatro grupos para discutirem cada um dos itens: o que você faria: Se a ruá fosse sua,
Se a mata fosse sua, Se o rio fosse seu;
·         Procurar em jornais notícias que mostrem problemas ambientais e desenvolver uma atividade de reflexão com a classe.
·         Elaborar cartazes para serem expostos nas dependências da escola;
·         Produção de textos sobre o tema: Reciclagem.

Ciências
·         Os alunos desenvolverão atividades variadas sobre o livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo” de Samuel Murgel Branco. Acessar:
·         Atividades em grupo sobre doenças que podem ser causadas pelo acúmulo de lixo. Para desenvolverem este ítem, os alunos necessitarão fazer, antecipadamente, uma pesquisa sobre o assunto;
·         Confecção de trabalhos com materiais recicláveis;
·         Passeio ecológico com observação da realidade ambiental.
Obs.:Os licenciandos participantes do PIBID aplicarão algumas das atividades propostas, na aula de Ciências da Profa. Lilia Thomaz (coordenadora do PIBID na Escola Joel Job)

Artes
·         Oficina de reutilização em que os alunos poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.
·         Desenhos variados sobre o tema Reciclagem.

História
·         Trabalhar o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o Meio Ambiente fazendo comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do meio ambiente.

Matemática
·         Estudo das formas geométricas com materiais reciclados.
·         Gráfico feito com os alunos sobre o tempo que a natureza leva para absorver os detritos.

Geografia
·         O problema do lixo no mundo.
·         Passos básicos para reciclar
·         Percurso dos recicláveis.
·         O que reciclar

Inglês
·         Canção “Reduce, Reuse e Recycle”

As atividades mencionadas acima têm por finalidade desenvolver nos alunos uma sensibilização sobre as questões ambientais e principalmente sobre o lixo e as formas de Reciclagem, Reutilização e Redução.

Avaliação
   1).Observar a participação dos alunos na realização das atividades;
       2).Os trabalhos efetuados serão avaliados, fotografados e inseridos no blog da
coordenadora da escola Maria Rosa Alves http://www.jjfmariarosa.blogspot.com.br/ e
 no blog do PIBID  http://jjpibid.blogspot.com.br/




Referência bibliográfica

Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. – 3ª edição – Brasília, 2001
Guimarães, M. A dimensão Ambiental na Educação. Campinas,SP: Papirus, 1995
Músicas – letras, retiradas do site http://www.vagalume.com.br/ : Chovendo na roseira (Tom Jobim), Planeta Água (Guilherme Arantes) Planeta azul (Chitãozinho e Xororó)
Poemas.- Paraíso (José Paulo Paes), Sou natureza e Separe (Berenice Gehlen Adams)
Livro paradidático “O saci e a Reciclagem do Lixo” de Samuel Murgel Branco (http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03066-0.pdf

PROJETO MEIO AMBIENTE

O ensino através de projetos de trabalho enfatiza o aspecto globalizador com atenção à resolução de problemas significativos. Situações problematizadoras são levantadas pelo educador, introduzindo novas orientações e propiciando descobertas de novos caminhos, norteando os alunos na compreensão dos significados, onde são possibilitados a fazer análise global da realidade, com isso os educandos constituem os seus próprios procedimentos. Os alunos apreendem o conceito de projeto para dar vida às suas idéias.


Trabalha-se com projeto de maneira colaborativa e com isso há a possibilidade do aluno pensar, sendo que os questionamentos e as discussões geram criatividade nas soluções dos problemas elencados, surgindo com o desencadear dessas ações debates e reflexões, saindo do espaço da sala de aula, onde a realidade social é experenciada. O tema estabelecido para executar um projeto deve estar relacionado ao interesse dos alunos e fazer parte da vida dos mesmos, para que seja significativo, assim desencadeando o aprendizado, porisso é muito importante conversar antes com os educandos para sentir e entender o que eles gostariam que fosse abordado.. As estratégias utilizadas também são muito importantes para estimular os alunos e manter o interesse no projeto escolhido, pois se os educandos não se entusiasmarem com a problematização haverá comprometimento da ação.


O tema escolhido para o mês de Abril e Maio foi o Lixo, ideia que nasceu em uma atividade de HTPC. 
As atividades desenvolvidas nestes meses foram realizadas por todo o corpo docente da unidade escolar. Alunos do 2º ao 9º ano desenvolveram e participaram das atividades que resultou em uma brainstorm(tempestade de ideias). Alguns trabalhos já foram expostos pelos alunos como: maquetes, brinquedo(materiais recicláveis), jogos matemáticos. Outro fator importante foi a participação no Premio Cidade das Árvores, premio oferecido pela Câmara de Vereadores de Araras. Escolhemos o tema lixo pois, as questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem, dos recursos naturais disponíveis.
Neste projeto abordamos a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos vivenciem isso em seu cotidiano.Para tanto utilizamos uma metodologia interdisciplinar voltada a atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto.














quinta-feira, 10 de maio de 2012

RECICLAGEM

Trabalhos feitos com reciclagem de materiais


Durante o primeiro bimestre na EMEF PROF JOEL JOB FACHINI, foram realizadas varias atividades com materiais recicláveis, que resultaram em lindíssimos trabalhos.