quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PROJETO CENTOPÉIA ♥

INTRODUÇÃO
Todas as tarefas de nossa vida cotidiana envolvem a leitura. Quando falamos sobre o ato de ler, queremos dizer que é um processo dinâmico e ativo, fazendo com que o leitor leve para o texto a sua experiência e visão de mundo através da leitura, relatos orais e escritos.
Sabemos que a leitura é um ato social, entre dois sujeitos – leitor e autor – que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados. Essa dimensão interacional, que para nós é a mais importante do ato de ler, é explicitada toda vez que a base textual sobre a qual o leitor se apóia precisa ser elaborada, pois essa base textual é entendida como a materialização de significados e intenções de um dos interagentes à distância via texto escrito.
Produzir bons leitores é um desafio de todo professor e da escola . É uma tarefa que começa cedo e deve continuar por toda a vida. O objetivo da leitura é a compreensão do mundo que cerca o aluno no seu cotidiano. A leitura é um diálogo, uma troca, uma interação entre o leitor e o autor.
Um bom leitor não se faz por acaso, é preciso estimular a leitura na criança antes mesmo que ela aprenda a ler. É preciso que a criança entre em contato com os livros desde cedo, e, no início da alfabetização com variados tipos de texto, para compreender a leitura e seus significados. Então, qual o melhor lugar para desenvolver a leitura se não uma BIBLIOTECA. Surgiu  a idéia do Projeto Centopéia. (Maria Rosa Coordenadora do Fundamental II)

OBJETIVO
A finalidade deste projeto surgiu da necessidade de estimular os alunos à leitura e de entender como se dá aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler. A escola tenta propiciar aos alunos os conhecimentos necessários para compreender, se adaptar e construir opiniões, em seus contatos com diversos ambientes e pessoas.
Um dos desafios dos dias atuais nas escolas é desenvolver no aluno o gosto pela literatura, pois há um desinteresse dos alunos pela leitura. São várias as razões que distanciam o aluno da leitura como a falta de incentivo dos pais, as várias formas de diversão tecnológicas, etc.

Objetivo principal ,incentivar o desejo, o prazer e o interesse dos educandos pela leitura

DESENVOLVIMENTO
Primeiramente foi esclarecido aos alunos como trabalhariam o projeto. Os alunos devem escolher o livro que queiram ler. Através dessa leitura, o aluno além de ler, irá melhorar sua entonação, ampliará seu vocabulário e seu repertório linguistico.
Após o término do livro, o aluno faz um relato sobre o livro lido. Ao relatar ao seu professor, o aluno recebe um círculo para acrescentar ao corpo da centopéia. A cada livro lido o aluno ganha mais uma parte para compor sua centopéia.
O projeto tem seu desenvolvimento na Biblioteca da escola de 3ª e 5ª feiras com a professora Lília, grande incentivadora da leitura dentro de nossa unidade escolar e minha maior parceira nesta empreitada.
Hoje temos várias centopéias enfeitando os corredores de nossa escola. E é na escola que os alunos têm a chance de interagirem significativamente com uma variedade de textos do mundo, o que requer um trabalho com uma vasta diversidade textual.
A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidade que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato de leitura propriamente dito, como no que antecede a leitura e no que decorre dela.
Se o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam, é preciso organizar o trabalho educativo para que os alunos experimentem e aprendam isso na escola.
A escola deve oferecer materiais de qualidade, modelos de leitores e práticas de leitura eficazes
.

CENTOPÉIA DO 6º ANO C


CENTOPÉIA DO 6º ANO B



CENTOPÉIA DO 7ºANO A

Essas são apenas as primeiras. Logo virão mais e os resultados, colheremos no futuro tenho certeza disso.



4 comentários:

  1. Boas idéias,devem ser disseminadas, com certeza o Projeto Centopeia incentivou muito a leitura de livros na biblioteca.
    Maria Rosa, agradeço a "dica".

    ResponderExcluir
  2. A centopeia do 6ºano C esta com 24 bolinhas que em cada uma delas há escrito nome de muitos livros interessantes que o professor Hélio e a Dona Lilia nos incentivaram a ler, foi bem interessante...
    ADOREI O BLOG MARIA ROSA!! :D
    Beijos até a próxima!

    Giuliana Duarte 6ºc

    ResponderExcluir
  3. GOSTO MUITO DE LER !

    FAREI UMA INDICAÇÃO PARA O PESSOAL QUE PARTICIPOU DO PROJETO CENTOPÉIA:
    - O MISTÉRIO DA FEIURINHA, DO PEDRO BANDEIRA.

    PARA QUEM GOSTA DE MISTÉRIO,VALE A PENA LER.

    GIOVANNA VICHIN CURIEL

    ResponderExcluir
  4. Ideias boas devem ser levadas adiante. Com certeza vou trabalhar esse projeto com minhas turmas! Kelly

    ResponderExcluir